A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Energisa, deflagrou a “Operação Rede Segura” em Rio Brilhante para combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição. Foram vistoriados 38 pontos na cidade, e 6 pessoas foram conduzidas à delegacia por furto de energia elétrica e estelionato.
O delegado Goethe A. Rocha Jr. e Denise Simões da Energisa alertaram que o “gato de energia” pode configurar furto ou estelionato e causar acidentes fatais devido a ligações clandestinas. Denise Simões informou que a Energisa está realizando fiscalizações rigorosas em todo o estado para diminuir o número de furtos de energia, que causam danos à rede elétrica, impactam na qualidade do fornecimento, elevam o custo da energia para os demais consumidores e colocam em risco a vida da população.
A Energisa recebe denúncias de furto de energia através de seus canais de atendimento, garantindo o sigilo do denunciante. As fraudes sobrecarregam a rede elétrica, pioram a qualidade do serviço e aumentam as interrupções de energia. A ANEEL estima que as fraudes no Brasil representam mais de 31,5 mil gigawatts. As investigações continuam para identificar outras possíveis irregularidades em Rio Brilhante.