O estudo “Agro & Condições de Vida”, da Agenda Pública, revelou que oito municípios de Mato Grosso do Sul se destacam no equilíbrio entre a geração de riqueza no campo e a qualidade de vida. O levantamento analisou os 50 maiores PIBs agropecuários do país, considerando indicadores sociais como saúde, educação, infraestrutura e proteção social.
Ribas do Rio Pardo ocupa o 3º lugar no ranking geral, seguida por Rio Brilhante na 5ª posição, ambas com índice 0,54. Três Lagoas e Costa Rica também figuram acima da média nacional (0,48). Rio Brilhante se destaca nos investimentos em saúde, enquanto Costa Rica está entre as melhores em infraestrutura. Ribas do Rio Pardo lidera em proteção social e Sidrolândia aparece em 3º lugar em desenvolvimento rural. Três Lagoas ocupa a 3ª posição em gestão pública.
O estudo considera seis dimensões: saúde, educação, infraestrutura, proteção social, gestão pública e desenvolvimento agropecuário. Nenhuma das 50 cidades atingiu nível “alto” de qualidade de vida, acima de 0,6.
Em dados, Rio Brilhante lidera o indicador de investimento em saúde. Já no quesito de infraestrutura, Costa Rica figura entre as cinco cidades com maior índice. Ribas do Rio Pardo é líder quando se avalia proteção social. Na análise de desenvolvimento rural, Sidrolândia aparece em 3º lugar. Por fim, o estudo também incluiu Três Lagoas como o terceiro melhor município em gestão de qualidade.