Alunos de MS Rumo à Olimpíada Nacional de Lançamento de Foguetes

Estudantes da rede municipal de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, embarcaram para o Rio de Janeiro para participar da Jornada de Foguetes, etapa final da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). O município, hexacampeão nacional, busca mais um título na competição que reúne vencedores de todo o país.

A competição, que começa nesta segunda-feira (3) em Barra do Piraí, contará com 5.220 estudantes. Os participantes lançarão foguetes feitos de garrafa PET com propulsão de água e ar comprimido, além de receberem treinamento especializado em astronomia e engenharia de foguetes.

O prefeito Lucas Foroni compartilhou a notícia em suas redes sociais, expressando seu apoio e orgulho pelo projeto que leva os alunos a serem referência nacional.

A Jornada de Foguetes reúne os vencedores da OBAFOG deste ano, da qual mais de 300 mil estudantes de todo o país participaram. Ao todo, foram distribuídas 6.188 medalhas aos vencedores, sendo 60,2% destinadas a alunos da rede pública. O evento segue até dezembro e contará com 5.220 estudantes de diversas regiões do Brasil.

O astrônomo João Canalle, coordenador da OBAFOG e da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), explicou que os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental lançarão foguetes feitos de garrafa PET com propulsão de água e ar comprimido. Já os alunos do ensino médio, que participaram de etapas anteriores entre agosto e outubro, voltam a competir em dezembro com foguetes de propelente sólido e multiestágio.

Além de lançarem foguetes construídos em suas escolas, os alunos aprendem a fazer novos modelos, ampliando seus conhecimentos sobre astronomia e engenharia de foguetes. Professores também recebem treinamento para lançar foguetes com paraquedas, equipados com placas eletrônicas que detectam a altura máxima e acionam o dispositivo de abertura.

A Jornada de Foguetes terá novas etapas em novembro e dezembro, incluindo oficinas práticas de astronomia e astronáutica, observação de constelações e premiação aos melhores participantes.

Crédito da Notícia