Empresário abate javali de 300 kg em Rio Brilhante durante manejo ambiental

O empresário Vagner Santos abateu um javali de aproximadamente 300 kg durante o controle ambiental em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul. No Brasil, o abate do javali asselvajado é legalizado sob condições específicas, por ser uma espécie invasora considerada uma praga.

A presença dos javalis representa uma ameaça à agricultura, pecuária e meio ambiente, devastando lavouras e se reproduzindo rapidamente. Vagner Santos, que possui habilitação CAC (Certificado de Registro), realiza os abates para controle sanitário, ecológico e de proteção ao campo.

De maio a outubro de 2024, 5.639 javalis foram abatidos em Mato Grosso do Sul, um número considerado irrisório diante da necessidade de controlar a espécie. O presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, ressaltou que a espécie não tem predador natural no Brasil e causa terror no plantio, principalmente no Sul do estado. A Iagro busca parcerias para cadastrar manejadores e realizar o controle da população de javalis, prevenindo um possível desabastecimento de alimentos e ataques aos seres humanos.

Os manejadores precisam de treinamento do Ibama e da Iagro, e após o abate, fornecem amostras de sangue dos animais para testes de doenças como a Peste Suína Clássica.

Crédito da Notícia