Javali gigante de 300 kg é abatido em ação ambiental em MS

Um javali de aproximadamente 300 quilos foi abatido em uma fazenda em Rio Brilhante (MS) durante uma ação de controle populacional. O caso chamou a atenção pelo tamanho do animal.

A caça da espécie invasora é autorizada pelo Ibama desde 2013 e foi realizada por um grupo que auxilia fazendeiros a conter prejuízos nas lavouras. O controle do javali, considerado praga no Brasil, é permitido por meio de abate, captura e outras medidas, mediante cadastro no Ibama. A espécie causa danos à agricultura, ataca criações e transmite doenças.

A caça foi realizada pelo empresário Vagner Alves dos Santos, de 33 anos, junto com o irmão, um amigo e o proprietário da lavoura. O grupo costuma atender chamados de fazendeiros para conter os prejuízos provocados pela espécie invasora.

Segundo Vagner, o grupo abateu cinco javalis na noite de terça-feira, e este em particular chamou a atenção pelo tamanho, dificultando o transporte. O controle da espécie geralmente é feito à noite, em diferentes propriedades da região.

O javali-europeu, ou javali híbrido com porco doméstico, é considerado uma praga no Brasil e pode ser abatido legalmente, desde que respeitadas as normas de controle ambiental. De acordo com a instrução normativa do Ibama, é permitido o controle populacional do javali por meio de perseguição, abate, captura, eliminação ou marcação, mediante cadastro no órgão federal. O transporte e o consumo da carne são proibidos, bem como o comércio dos subprodutos.

Crédito da Notícia