A construção irregular de uma estrada que dá acesso a uma rampa para barcos em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado (MPMS). A via, localizada em área de vegetação nativa de reserva legal, foi aberta para uso da Associação dos Pescadores Esportivos de Rio Brilhante (APERB).
A Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) constataram danos ambientais durante vistoria no local. O Imasul emitiu auto de infração e notificou a prefeitura, exigindo medidas de recuperação ambiental, projeto técnico atualizado, anuência dos proprietários vizinhos e regularização da estrada. O Ministério Público solicitou informações sobre a multa aplicada à Prefeitura e solicitou que o Município apresentasse documentos e esclarecimentos.
A Prefeitura de Rio Brilhante informou que iniciou processo de regularização e realizou ações de recomposição florestal com plantio de mudas nativas, em parceria com a APERB. A associação alega não ter responsabilidade pela área e pelos possíveis danos ambientais ocorridos, mas se dispõe a realizar compensações ambientais caso seja necessário.
Recentemente, um festival de pesca esportiva foi realizado na região, com apoio da Prefeitura de Rio Brilhante e participação de autoridades políticas.