A Sicredi Centro-Sul MS/BA lançou a Cooperagrícola, a primeira cooperativa escolar criada por alunos da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues (EFAR) em Rio Brilhante/MS. O programa Cooperativas Escolares, vinculado à Fundação Sicredi, visa estimular o protagonismo jovem, proporcionando experiências práticas baseadas nos valores do cooperativismo.
Formadas voluntariamente por crianças e adolescentes, as cooperativas escolares desenvolvem atividades sociais, econômicas e culturais no contraturno, de acordo com os objetivos definidos pelos estudantes. A EFAR participou do projeto piloto em 2024, que agora se consolida com a criação da Cooperagrícola.
Em outubro, a Sicredi Centro-Sul MS/BA promoveu um encontro entre as cooperativas escolares piloto, reunindo as escolas parceiras Criança Esperança II e EFAR, fortalecendo a intercooperação e a troca de experiências.
A metodologia do programa é aplicada através da Trilha de Aprendizagem Cooperlândia, um jogo que utiliza recursos lúdicos e digitais para desenvolver competências como liderança, criatividade e cidadania.
Paulo Roberto Neves, presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, destacou a importância da criação da Cooperativa Escolar em Rio Brilhante como um marco para a região e para o cooperativismo, acreditando no futuro que está sendo construído com a participação dos jovens.
Ledmary Rodrigues de Oliveira, presidente da Cooperagrícola, expressou entusiasmo com a iniciativa e a oportunidade de mostrar o trabalho da cooperativa escolar, incentivando outras escolas a criarem suas próprias cooperativas.
Ana Claudia Pereira da Costa, diretora da EFAR, ressaltou a adesão facilitada ao projeto devido à disciplina de cooperativismo já presente na grade curricular, enfatizando a contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, além de favorecer o amadurecimento e a inteligência emocional.