Um caminhoneiro flagrou uma forte ventania na zona rural entre Rio Brilhante e Dourados, na manhã desta segunda-feira (22). Mato Grosso do Sul está sob alertas de tempestade.
As imagens mostram um pequeno redemoinho se formando em uma plantação, seguido por poeira e folhas levadas para a rodovia pelo vento.
O meteorologista Natálio Abraão informou que em Rio Brilhante os ventos atingiram 58,3 km/h.
A previsão para esta segunda-feira já indicava risco de temporais, com chuvas intensas, rajadas de vento fortes, raios e possível queda de granizo. Essa condição é causada pela aproximação de uma frente fria, associada ao transporte de ar quente e úmido e à atuação de cavados e uma área de baixa pressão.
Os acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm/24h, principalmente na região centro-sul do estado. A chegada de uma massa de ar frio deve causar uma queda acentuada nas temperaturas, entre segunda (22) e terça-feira (23).
Recomendações: atenção aos alertas da Defesa Civil e serviços meteorológicos; evitar áreas de risco durante tempestades; não se abrigar sob árvores; manter-se informado sobre as condições do tempo.